Os Retratos pintados por Nívea Bracher (1960, 80, 90 e 2000) possuem um caráter de obras em processo.
Tal efeito visual, referente ao aspecto inacabado das obras pode estar relacionado tanto ao desenho estrutural, visível em algumas áreas do trabalho, em função da transparência provocada pela diluição da tinta e, como também pela pincelada rápida, que sugere esboço. O uso de materiais distintos (para o desenho e para a pintura) demarcados pelas diferentes texturas, podem também colaborar para esse efeito processual.
Dentre os retratos, a obra que destaco possui também as características acima citadas, acrescidas do uso do preto para a demarcação dos contornos e de áreas de sombra intensa, e do branco para evidenciar as áreas de luz e ressaltar e o efeito de volume.
Trata-se de uma pintura essencialmente gestual, pois é possível observar o ritmo das pinceladas e áreas de empaste de tinta impressas na tela.
foto: Adriano Bueno
Os Retratos pintados por Nívea Bracher (1960, 80, 90 e 2000) possuem um caráter de obras em processo. Tal
efeito visual, referente ao aspecto inacabado das obras pode estar
relacionado tanto ao desenho estrutural, visível em algumas áreas do
trabalho, em função da transparência provocada pela diluição da tinta e,
como também pela pincelada rápida, que sugere esboço.
Por qual razão isto não poderia ser derivado de uma proposta do inacabado? Como diferenciar o inacabado da arte moderna com a ideia do esboço?
O uso de materiais distintos (para o desenho e para a pintura) demarcados pelas diferentes texturas, podem também colaborar para esse efeito processual.
Por qual razão isto não poderia ser derivado de uma proposta do inacabado? Como diferenciar o inacabado da arte moderna com a ideia do esboço?
O uso de materiais distintos (para o desenho e para a pintura) demarcados pelas diferentes texturas, podem também colaborar para esse efeito processual.
Dentre
os retratos, a obra que destaco possui também as características acima
citadas, acrescidas do uso do preto para a demarcação dos contornos e de
áreas de sombra intensa, e do branco para evidenciar as áreas de luz e
ressaltar e o efeito de volume.
Trata-se
de uma pintura essencialmente gestual, pois é possível observar o ritmo
das pinceladas e áreas de empaste de tinta impressas na tela.
Essa descrição pode ser melhorada. Você é um pintor e consegue, além dos aspectos mais objetivos da técnica relacionar com o resultado formal e, por consequência, visual.
Essa descrição pode ser melhorada. Você é um pintor e consegue, além dos aspectos mais objetivos da técnica relacionar com o resultado formal e, por consequência, visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário