30 de mar. de 2014

Alberto da Veiga Guignard

Alberto da Veiga Guignard. Coleção Priscila Freire


No contato direto estabelecido com a referida obra, por meio da experiência visual, procurei no primeiro momento identificar a natureza e constituição de seus materiais. A obra em questão possui medidas bem reduzidas, aproximadamente 30x20 cm, o que requer uma observação mais próxima para apreender todos os seus detalhes. A pintura não parece ser tinta à óleo pois apresenta uma textura pouco espessa e mais lisa. O material de suporte possui características semelhantes a uma prancha fina de madeira. Os tons cromáticos da tinta utilizada não são muito vivos, dando uma impressão de uma pintura antiga ou envelhecida. Retrata elementos figurativos, pois é possível reconhecê-los como sendo uma figura humana em primeiro plano e uma paisagem composta por algumas árvores ao fundo. Considero o estilo da obra como sendo pictórico. Embora seja possível identificar a paisagem que está no segundo plano ela não é muito nítida, dando a impressão de uma atmosfera nebulosa. A noção de profundidade se evidencia pelo fato da figura humana ser de um tom mais claro e nítido que o plano de fundo, o que se contribui com algumas sombras e luzes. As linhas que dão forma aos desenhos são borradas, chegando a algumas partes escapar do contorno e se misturar com outros elementos, passando uma noção de movimento. Alguns atributos presentes na obra identificados como sendo a figura de um homem seminu amarrado em uma árvore, atingido por várias flechas, parece lembrar a iconografia de São Sebastião. 

Por: Maurílio M. Marques.


                     
     
                                                                                                                                            

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